Bem-vindo à operacionalização do Processo de Gestão Democrática para escolha de Diretor e Vice-Diretor das Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte!

 

O Projeto de Gestão da SEEC - RN traz no seu âmbito a modernização dos processos, utilizando-se dos mais avançados recursos tecnológicos(Cloud Computing). Hoje,17/06/2013 oficializamos a abertura do site da Gestão Democrática das Escolas da Rede de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte, com informações, orientações e realização do Processo Democrático para escolha de Diretor e Vice-diretor.

 

A Gestão Democrática nas escolas do Estado do Rio Grande do Norte é uma conquista da comunidade escolar e da sociedade em geral, e se fundamenta na lei Nº 290/2005 que dispõe sobre a gestão democrática no âmbito das escolas públicas da rede estadual de ensino.

 

Há oito anos a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC, por meio da Comissão Central Permanente de Gestão Democrática, composta por representantes da SEEC; da Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas – APES; da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE/RN;  e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte - SINTE/RN, está construindo na prática a gestão democrática nas escolas públicas do Rio Grande do Norte, através das eleições diretas para diretor e vice-diretor. 

 

A SEEC acredita que o fortalecimento deste processo se dará na construção diária e nas relações democráticas estabelecidas nas escolas, estruturadas a partir das reais necessidades, onde os ajustes necessários para que sua plena efetivação sejam fundamentados e construídos coletivamente. Assim, a eleição da equipe gestora deve ser vista como uma etapa que associada a outras ações,  fortalece a democratização nas relações escolares.

 

A formação e a qualificação dos gestores escolares, bem como dos colegiados que são formados no interior das escolas (Conselhos Escolares) é prioridade no projeto de gestão da SEEC.  Essa formação oportuniza uma reflexão sobre a organização do trabalho pedagógico e seus respectivos desdobramentos, objetivando uma gestão de qualidade nas escolas da rede estadual de ensino

 

Compreendemos que o gestor escolar nesse novo cenário desempenha um papel primordial na melhoria da qualidade do processo educativo, na medida em que estimula os diversos atores envolvidos  a organizar o trabalho pedagógico da escola, tendo como foco o planejamento, o monitoramento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem.

 

Aceitamos o desafio de avançar e estamos convencidos de que juntos construiremos novos caminhos para a educação do Rio Grande do Norte.

 

Betania Leite Ramalho

Secretária de Estado da Educação e da Cultura